Escola Superior Politécnica do Namibe
Endereço:
Rua Amilcar Cabral, s|n- Namibe, Angola
C.P. 201 -Tel. + 244 264 261 904 Fax: + 244 264 261 904
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
I. DIRECÇÃO
Director:
João Domingos Cadete
Director Adjunto Para os Assuntos Académicos: Director Adjunto Para os Assuntos Científicos:
Moisés Kajica Lucas Agostinho Adriano manuel da Silva
II. BREVE HISTORIAL DA INSTITUIÇÃO
Anteriormente designada Escola Superior de Ciências e Tecnologias do Namibe e fazendo parte da Universidade Agostinho Neto (UAN), iniciou a sua actividade no ano lectivo 2004/2005, tendo sido inaugurada no dia 11 de Novembro de 2004, por Sua Excelência Engº José Eduardo dos Santos, Presidente da República. Com entrada em vigor dos Decretos nº 5/09, de 7 de Abril (criação das Regiões Académica) e nº 07/09, de 12 de Maio (redimensionamento da UAN), assumiu a identidade de Escola Superior Politécnica do Namibe (ESPtN), tendo ministrado cursos com grau de bacharelato até 2011.
O ano de 2009 representou também um marco importante na recente história da Instituição, porquanto, com a aprovação do Decreto nº 90/09, de 15 de Dezembro, permitiu consolidar a sua posição como organismo detentor de estatuto próprio em termos de ofertas de formação, dentro da Universidade Mandume Ya Ndemufayo de que é parte integrante. No ano lectivo de 2012 foram reestruturados os cursos existentes e expandidos aos graus de licenciaturas bietápicas.
III. OBJECTIVOS
A ESPtN é uma instituição do ensino público orientada para a prossecução dos objectivos do ensino superior politécnico no âmbito das tecnologias, das ciências económicas e empresariais, engenharias e áreas afins.
IV. MISSÃO
A ESPtN tem como missão institucional de “Promover a formação científico, técnica e profissional do cidadão e oferecer-lhe condições de conhecer, desenvolver, difundir e aplicar as competências na resolução de problemas que a sociedade enfrenta.
V. VISÃO
A visão é um quadro inspirador de um futuro preferido e serve como base para o planeamento estratégico. A Escola Superior Politécnica do Namibe deve ser reconhecida como referência no ensino superior, pesquisa, extensão universitária.
VI. VALORES
A Escola Superior Politécnica do Namibe, baseia-se nos seguintes valores:
v Responsável- uma Unidade Orgânica norteada pela responsabilidade ética, social e ambiental;
v Inovadora- uma Unidade Orgânica capaz de identificar e optar por novos caminhos e de criar novas oportunidades, carreiras e práticas em conformidade com uma visão inovadora;
v Actuante-uma Unidade Orgânica competente para sugerir, influenciar e propor soluções para grandes temas, tais como: acesso ao conhecimento e à cidadania, desenvolvimento científico e tecnológico, sustentabilidade ambiental e desigualdade social, entre outros;
v Democrática - uma Unidade Orgânica que assegura o reconhecimento pleno de sua diversidade e autodeterminação de seus vários segmentos;
v Livre - uma Unidade Orgânica com docentes e técnico-administrativos e estudantes livres para desenvolver suas convicções e suas vocações no ensino, na pesquisa e na extensão.
VII. CURSOS
v Engenharia Eléctrica
v Engenharia Mecânica
v Engenharia Metalúrgica e de Materiais
v Engenharia do Ambiente
v Biologia Marinha
v Contabilidade e Gestão
VI. COMUNIDADE ACADÉMICA
6.1. Docentes e não docentes
VII. INFRAESTRUTURAS
v 13 Salas normais de aulas (capacidade: 40 lugares);
v 2 Salas de Informática;
LABORATÓRIOS
1 Laboratório de Biologia;
1 Laboratório de físico-química;
1 Laboratório de electricidade e electrónica;
v 1 Biblioteca;
A biblioteca tem presentemente (2016) 3287 livros e 194 revistas científicas. Esta tem beneficiado de algumas ofertas de livros e revistas que têm contribuído para o aumento do acervo, no entanto este ainda é diminuto para a demanda.
Para colmatar esta lacuna têm-se pedido apoio em forma de ofertas bibliográficas a editoras e outras bibliotecas (Portugal e Angola), mais recentemente ao Ministério da Cultura em Luanda.
NOVO ESPAÇO A SER PREPARADO PARA A FUTURA BIBLIOTECA DA ESPtN
Prevê-se para breve a mudança da biblioteca para outras instalações e a consequente unificação da catalogação do acervo segundo as normas da Universidade Mandume.
2 Anfiteatros (com 350 e 60 lugares);
1 Ginásio desportivo;
1 Campo polivalente;
1 Refeitório (cantina);
Área administrativa;
v Amplo espaço baldio para expansão (9141 m2);
Espaço verde e Parque de Estacionamento.
VIII. FUNCIONÁRIOS ADMINISTRATIVOS
A Escola Superior Politécnica do Namibe ate ao mês de tem 81funcionarios contratados e 29 funcionário Efectivos
XIX. LINHAS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
A A Escola Superior Politécnica do Namibe como Unidade Orgânica da Universidade Mandume ya Ndemufayo no âmbito das suas atribuições e na prossecução do seu objeto social e em função dos Centros de Investigação Científica que irá criar, realizará as actividades de extensão universitária nas seguintes linhas:
- Linha de extensão sobre Biodiversidade e Educação Ambiental
- Linha de extensão sobre Gestão Integrada e Estudos Sociocomunitários
- Linha de extensão sobre Biotecnologia
- Linha de extensão sobre Experimentação em Engenharias
- Linha de investigação: água e qualidade ambiental
- Linha de extensão sobre Biossegurança
X. ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES A Escola Superior Politécnica do Namibe conta com uma Associação de Estudantes que tem os seguintes responsáveis: José Francisco Luís, (Presidente) Maria Alice Ernesto Miguel, (Vice- Responsável para aria académica) Maxmiliano Baptista kafuile, (Vice- Responsável para aria Cientifica) XII. DADOS ESTATÍSTICOS FAÇA CLIK PARA: VER MAPAS E GRÁFICOS ESTATÍSTICOS DA EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO DOCENTE E ESTUDANTIL
Alunos do Segundo Ciclo do Ensino Secundário visitaram a ESPTN
G
RESULTADOS ESCOLA SUPERIOR POLITÉCNICA DO NAMIBE