UMN

Boas vindas do Reitor

 

                                                                                                                   1 BOAS VINDAS DO REITOR

 

BOAS VINDAS DO REITOR DA UMN

 

Bem-vindo a este portal que queremos que seja uma porta acolhedora para entrar na Universidade Mandume Ya Ndemufayo e conhecer a sua organização, as suas infraestruturas de ensino, de investigação, de ciência e de tecnologia e o seu funcionamento.

A Universidade Mandume Ya Ndemufayo (UMN) foi criada pelo Decreto nº 7/09 de 12 de Maio (artigo 16º), que estabelece a reorganização da rede de instituições de ensino superior públicas, a criação de novas instituições de ensino superior e o redimensionamento da Universidade Agostinho Neto.

O Decreto Presidencial nº 188/14, de 4 de Agosto, cria a VIII Região Académica que compreende as Províncias do Cunene e Cuando Cubango e cria a Universidade Cuíto Cuanavale. O referido Decreto reorganiza e delimita as Unidades Orgânicas da Universidade Mandume Ya Ndemufayo que de acordo com a nova configuração geográfica passou a abranger apenas as Províncias da Huíla e Namibe.

A Universidade Mandume Ya Ndemufayo é uma nova Universidade criada no Sul de Angola, integrando a VI Região Académica muito atraente em termos de recursos naturais e económicos, tem a sua sede na cidade do Lubango, Província da Huíla, e assume como principais propósitos a preservação, a produção e a difusão da cultura e do conhecimento científico. Pretendemos ser um espaço de formação, ensino e investigação dinâmico e aberto a todas as áreas das ciências, das artes e das tecnologias.

A nossa Universidade promove relações privilegiadas com instituições de referência, procurando atrair os melhores professores, estudantes e investigadores e garantir-lhes condições para um pleno desenvolvimento das suas capacidades e talentos procurando desta forma cumprir com a sua missão na produção e difusão de conhecimentos para formar cidadãos e profissionais qualificados, empenhados no desenvolvimento sustentável de Angola.

O modelo de gestão da UMN, baseia-se nos princípios e prácticas inovadoras que promovam a eficiência, a competitividade, a participação e o espírito de equipa.

A acção da Universidade Mandume Ya Ndemufayo realiza-se através de uma cultura de sustentabilidade, de cidadania responsável e de partilha, que valoriza o pensamento crítico e a liberdade académica, as vivências culturais, artísticas e desportivas, e a complementaridade dos saberes.

Almejamos ser uma universidade de referência em Angola e no Mundo. Sinta-se parte da sua obra, ajudando-a a crescer nos domínios do ensino, da investigação, da inovação, da extensão universitária e do desenvolvimento. Deixo aqui, por isso um repto a cada um em particular,

Venha construir este projecto connosco.



O REITOR DA UMN,

ORLANDO MANUEL JOSÉ FERNANDES DA MATA, PhD

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Contactos

  • Telefone:  261 225 041

Newsletter

Início UMN Institucional Boas vindas do reitor