UMN

Governador Provincial da Huíla Leva a Cabo Jornada de Trabalho com os Primeiros Médicos Formados na Faculdade de Medicina da UMN

IMG 4472

 

A Faculdade de Medicina da Universidade Mandume Ya Ndemufayo, formou os primeiros 47 médicos, que receberam do Governador Provincial da Huíla Dr. João Marcelino Tyipingui garantias de emprego nos diferentes Municípios da Província.

Os 47 novos médicos nacionais, formados na Faculdade de Medicina da UMN, constituem o primeiro grupo de licenciados em medicina daquela Unidade Orgânica da UMN adstrita a Sexta Região Académica.

Os novos médicos participaram de uma actividade promovida pelo governo provincial da Huíla, na qual efectuaram visitas aos projectos sociais ligados aos investimentos que o Governo provincial está a fazer no sector da saúde local, e puderam tomar contacto com as futuras instalações hospitalares em construção em alguns municípios e comunas da província da Huíla.

O Governador provincial da Huíla João Marcelino Tyipingui, garantiu que a maior parte dos quadros ora formados serão absolvidos para na província em função da carência de médicos que se vive nas Unidades hospitalares locais.

João Marcelino Tyipingui garantiu ainda que o executivo local dará todo apoio aos novos médicos e aconselhou-os a não desistirem perante as dificuldades no exercício da profissão médica.

E a Decana da Faculdade de Medicina da UMN Ana da Silva Gerardo garantiu que alguns dos quadros ora formados já têm as portas abertas por parte das Direcções provinciais da Saúde da Huíla e Namibe.

Uma condicionante para que os novos médicos iniciem de imediato com o exercício da profissão, prende-se com a obtenção dos Certificados e Diplomas de licenciatura o que por sua vez condiciona a sua inscrição na Ordem dos Médicos de Angola, entretanto o Reitor em Exercício da UMN Abraão Mulangi deu garantias de que a situação que será rapidamente resolvida.

Sachilonda Mário um dos novos médicos formado na FMUMN, mostra-se feliz e disponível para trabalhar em qualquer município do interior da província e assim, ajudar a superar as dificuldades que as populações enfrentam no que diz respeito ao atendimento médico.

Efigénio Ndeiweba também recém licenciado considerou de positivo o encontro com o Governador provincial e garantiu disponibilidade de trabalhar em qualquer parte da província desde que estejam criadas condições de trabalho.

Contactos

  • Telefone:  261 225 041

Newsletter

Início Úteis Notícias e Eventos Governador Provincial da Huíla Leva a Cabo Jornada de Trabalho com os Primeiros Médicos Formados na Faculdade de Medicina da UMN