UMN

UMN, Universidade de Coimbra e Universidade de Tubigem levam a cabo um Estudo Geológico e Arqueológico da Serra da Leba

P1020172

O Departamento de Geologia e Minas do Instituto Superior Politécnico da Huíla (ISPH) da Universidade Mandume Ya Ndemufayo em colaboração com o Centro de Geociências da Universidade de Coimbra (Portugal) e do Grupo de Geoarqueologia da Universidade de Tubingen (Alemanha), encontra-se a desenvolver trabalhos de cariz geológico e arqueológico na Serra da Leba.

A primeira fase da pesquisa que teve início no dia 14 de Fevereiro, estender-se-á até ao dia 14 de Março, período no qual os pesquisadores estão a levar a cabo trabalhos de escavação e prospecção, focados nas formações geológicas da Leba e da Chela, e que incidem sobretudo, nos contextos de gruta que constituíram abrigo à populações do passado e cuja diversidade é ainda pouco conhecida.

 O grupo de pesquisa destacou a localização e caracterização dos depósitos da Pré-História da Leba, como sendo elementos de máximo interesse do ponto de vista da valorização geo-histórica e patrimonial da Huíla.

O grupo é composto por professores de Angola, Portugal e Espanha, e cinco alunos finalistas do Departamento de Geologia e Minas do ISPH, que se encontram a desenvolver estudos de Pós-graduação em Geociências e Arqueologia nos laboratórios da Alemanha e Portugal.

IMG 9423

Newsletter

Início Úteis Notícias e Eventos UMN, Universidade de Coimbra e Universidade de Tubigem levam a cabo um Estudo Geológico e Arqueológico da Serra da Leba