UMN

Estudantes devem desenvolver competências compatíveis com os empregos que o sector produtivo oferece

 

IMG 4946

Esta foi umas ideias saídas do acto oficial de apresentação dos resultados do estudo Sobre as Competências Profissionais na Promoção do Emprego em Angola: Estudo de caso na Huíla, realizado pelo Gabinete de Empresas e Intercâmbio da Faculdade de Economia da UMN, em parceiria com o Programa das Nações Unidas pera o Desenvolvimento (PNUD), a Organização Internacional do Trabalho (OIT) com o apoio do Governo Provincial da Huíla.

IMG 4972

Prof. Doutor Sebastião António 

O Magnífico Reitor da Universidade Mandume ya Ndemufayo, Prof. Doutor Orlando Manuel José Fernandes da Mata, esteve representado pelo Vice-reitor da UMN para a Administração e Gestão, Prof. Doutor Sebastião António que na sua intervenção destacou que a necessidade dos estudantes desenvolverem competências compatíveis com os empregos que o sector produtivo oferece nesse período de crise levou a universidade a estabelecer uma relação com o sector empresarial, que fornece o perfil dos quadros que necessita para as empresas, tendo se referenciando nesse particular à relação frutífera que a UMN mantém com a Associação Agropecuária, Comercial e Industrial da Huíla (AAPCIL).

Destacou por outro lado, o papel crucial que os parceiros da UMN têm desempenhado para que esta consiga alcançar com as suas responsabilidades para com a sociedade, sendo notória a parceria que a Faculdade de Economia mantém com o Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento (PNUD), a Embaixada da Turquia em Angola, a Organização Internacional do Trabalho e outros. O presente estudo que também nos chama a atenção para olharmos para o caminho da inovação, é um reflexo de que tal orientação só pode ter êxito, seguindo o exemplo e os passos de parceiros com créditos firmados nesse campo. Seguindo esta orientação, conseguiremos conferir um valor agregado aos nossos recursos humanos, esperando que os resultados do presente estudo sirvam de suporte aos órgãos decisores do País.

 IMG 4930

Administrador Municipal do Lubango, Armando Vieira

Falando em representação do Governador Provincial da Huíla, o Administrador Municipal do Lubango, Armando Vieira, destacou que o estudo levado a cabo pela Faculdade de Economia da UMN, o PNUD e a OIT, reveste-se de grande importância porque trata de uma matéria que constitui preocupação do Executivo e do País a volta da questão da empregabilidade. Armando da Vieira enfatizou que “o desenvolvimento de competências profissionais na promoção do emprego é um tema bastante sugestivo, pois, a palavra competência está associada à qualidade de quem é capaz de apreciar e resolver determinado assunto ou realizar uma tarefa.” Na sua intervenção chamou ainda a atenção para o facto de existir uma estreita relação entre a aquisição de competências, para se ter também a aptidão e habilidades de resolver problemas, pois, quem apresenta competências profissionais consegue emprego com mais rapidez e facilidade, quer por via de uma empresa de outrem, quer criando a sua própria empresa, em suma encontra maior facilidade para impor-se no mercado de trabalho.

Num outro prisma chamou atenção para o facto de a Universidade desenvolver estudos, pesquisas e projectos de extensão compatíveis com as necessidades das populações, ou seja, contribuir para solucionar problemas que afectam a sociedade, tendo por isso, um papel fundamental na construção de uma sociedade justa e igualitária. Frisou ainda que, a iniciativa da Faculdade de Economia da UMN em parceria com o PNUD, a OIT e apadrinhada pelo Governo Provincial da Huíla, poderá ser uma mais-valia no combate ao desemprego na Província da Huíla e se constitui numa iniciativa cujos resultados poderão ser úteis para outras partes do País, concluiu.

 

Newsletter

Início Úteis Notícias e Eventos Estudantes devem desenvolver competências compatíveis com os empregos que o sector produtivo oferece