UMN

Projecto CRESCER apresentado aos estudantes da Faculdade de Medicina da UMN

 IMG-20211022-WA0023 - Cópia

A Faculdade de Medicina da UMN foi o palco da apresentação do PROJECTO CRESCER (Pesquisa Operativa Contra a Desnutrição Crónica Infantil em Angola), aos estudantes, evento realizado no dia 22 de Outubro de 2021, tendo como objectivos: partilhar um enfoque prático da importância da pesquisa como motor de conhecimento na ciência e como aplicação directa na comunidade, e, identificar estudantes para colaborar na pesquisa clínica/operativa do Projecto CRESCER- Componente IV FRESAN.

Presidiu a cerimónia de abertura o Vice-Reitor da Universidade Mandume ya Ndemufayo para a Administração e Gestão, Prof. Doutor Sebastião António, em representação do Magnífico Reitor, Prof. Doutor Orlando da Mata, que destacou na sua intervenção os três pilares basilares nos quais assenta a missão das Instituições de Ensino Superior que são: o ensino, a investigação científica e a extensão, tendo realçado que “é na sala de aula onde o estudante recebe os conhecimentos científicos, ministrados por meio de aulas normais, seminários, palestras, conferências e outras formas”, entretanto, frisou que “esse conhecimento novo adquirido deve ser difundido, para que possa ser usado na resolução dos diferentes problemas que a sociedade vive, sendo que, é por meio dessa interacção que a sociedade reconhece o papel das Universidade”.

Ao destacar o papel dos estudantes, o Vice-reitor, com larga experiência na docência universitária, apelou para que estes (estudantes) procurem dedicar-se em projectos de investigação científica, para que possam aproveitar as facilidades que são colocadas à sua disposição quer por financiadores nacionais, assim como por parceiros internacionais, e desta forma consigam ganhar e desenvolver habilidades que lhes serão úteis quando forem chamados a servir a sociedade em que estão inseridos. Por fim, destacou a pertinência do projecto CRESCER, pelo seu foco que é a Desnutrição Crónica Infantil em Angola, exactamente numa altura em que se vive na região Sul do país um problema de seca agravada, que tem afectado severamente os principais sectores de produção, sobretudo o sector agropecuário, com consequências directas na sobrevivência das famílias por causa da fome, a pobreza e a desnutrição resultantes da estiagem.

DSC 1649

Participaram do certame o Vice-reitor par a Administração e Gestão da Universidade Mandume ya Ndemufayo, Prof. Doutor Sebastião António, em representação do Reitor, a Vice-decana para a Área Académica e Vida Estudantil da Faculdade de Medicina da UMN, Dra. Helga Raimundo, em representação da Digna Decana da Faculdade de Medicina da UMN, a Dra. Elena Trigo, do Hospital Vall d´Hebrom, o Prof. Doutor José Carlos Lima, Diretor do Gabinete de Investigação Científica e Pós-graduação UMN/ Coordenação UMN, representantes das Instituições parceiras no Projecto, designadamente a Universidade Mandume ya Ndemufayo, o Hospital Vall d´Hebron, o Fundo de Apoio Social e FRESAN, docentes da Faculdade de Medicina da UMN e estudantes.

 

David Anjos

 

Newsletter

Início Úteis Notícias e Eventos Projecto CRESCER apresentado aos estudantes da Faculdade de Medicina da UMN