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Reitor da UMN integra delegação do MESCTI que reforça cooperação para o sector em França

 

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O reitor da Universidade Mandume ya Ndemufayo, Sebastião António integrou, a convite da Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança, a delegação do MESCTI que reforçou, em França, os laços de cooperação com algumas Instituições de Ensino Superior (IES) daquele país europeu. Durante dois dias de trabalho, a delegação angolana, liderada pela titular do órgão ministerial efectuou várias visitas de trabalho, com destaque para as realizadas a VetAgro Sup e a Universidade de Tecnologia de Belfort-Montbéliard.

Na VetAgro, uma Instituição Pública de Ensino Superior e de Investigação destinada à formação de veterinários, engenheiros agrónomos e inspetores veterinários de saúde pública, a comitiva angolana foi recebida por Thibaut Nancy (representante do Ministério da Agricultura e Soberania Alimentar), com quem discutiu sobre questões de cooperações anteriores e outras já em curso, bem como as por estabelecer entre as duas Instituições. Na ocasião a delegação angolana visitou também o CHUV (hospital veterinário universitário) e o Lycée Agricole (Escola Secundária Agrícola) de Cibeins, um dos parceiros da VetAgro.

Já a visita da delegação angolana a Universidade de Tecnologia de Belfort-Montbéliard (UTBM) foi realizada na sequência da visita efectuada pelo Presidente francês, Emmanuel Macron, acompanhado pela Ministra francesa do Ensino Superior e Investigação, Sylvie Retailleau, a Luanda, no passado mês de Março, onde participaram no Fórum Económico Franco-Angolano. A ocasião serviu para dar início a duas iniciativas franco-angolanas importantes para apoiar a transformação do ensino superior angolano, designadamente: Na área de agronomia e agronegócio com L'Institut Agro Montpellier e na área de ciências e tecnologia de engenharia com UTBM e University of Technology de Compiègne (UTC). A mais alta responsável do MESCTI de Angola aproveitou a ocasião para constatar todas as acções de cooperação mantidas entre a UTBM e instituições angolanas, com destaque para três cursos de mestrado que estarão em pleno funcionamento ainda em 2023 (engenharia de sistemas industriais, engenharia de sistemas ciber-físicos, engenharia e ciência de dados), o acompanhamento de três teses de doutoramento, sobre temas que abordam tecnologias para uma sociedade pós-petróleo, sistemas inteligentes para uma sociedade de aprendizagem e engenharia para química verde. Além disso, várias ações têm sido realizadas para desenvolver o relacionamento entre empresas angolanas e francesas, como o YETOLAB da Universidade Agostinho Neto de Luanda, um fablab inspirado no UTBM Innovation CRUNCH Lab.

A UTBM acolhe actualmente treze estudantes de engenharia e dois estudantes de doutoramento de Angola. O objetivo final desta iniciativa global é estruturar em Angola um tríptico “formação – investigação – inovação” tal como o modelo da Universidade Tecnológica Francesa. Além do reitor da UMN, sebastião António, integraram também a delegação da Ministra do Ensino Superior e Investigação, Maria do Rosário Bragança, os reitores das universidades Rainha Njinga Mbande, Eduardo Ekundi Valentim, Onze de Novembro, Kianvu Tamu, Agostinho Neto, Pedro Magalhães e José Eduardo dos Santos, Virgina Quartin.

Fonte: 

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Faculdade de Direito da UMN realiza “Tribunal Simulado”

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Promovido como actividade co-curricular, a iniciativa da Faculdade de Direito da UMN e da Associação de Estudantes daquela Unidade Orgânica da UMN, juntou estudantes do 2ª ao 5º ano, que vivenciaram um momento similar ao modelo de julgamento penal. De referir que o “Tribunal Simulado” utiliza a mesma estrutura de um tribunal do júri., no qual os alunos são divididos entre acusação, juiz, testemunhas, defesa e dependendo da realidade também tomam parte do mesmo jurados, sendo que todos os intervenientes desempenham de maneira precisa cada uma das suas funções, como se de um júri de verdade de tratasse.

Dentre os objectivos preconizados pela FD-UMN com a promoção do “Tribunal Simulado” estão: Promover a reflexão crítica sobre o tema proposto; Aprimorar a capacidade argumentativa dos alunos; Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo, organizar ideias e resolver problemas; Desenvolver a habilidade de expressão verbal.

 

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