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ESPdN - Novas Infraestruturas Garantem Melhorias ao Processo de Ensino e Aprendizagem

 

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Decano da ESPdN Prof. Doutor Bernardo Manuel Camunda

A Escola Superior Pedagógica do Namibe conta com novas infraestruturas situadas na centralidade do “5 de Abril” na cidade de Moçâmedes, que conferem agora maior capacidade e comodidade com relação as infraestruturas anteriores. O dado foi avançado pelo Decano daquela Unidade Orgânica da UMN, Bernardo Manuel Camunda, durante a realização do I Encontro Internacional de Pedagogia que a ESPdN organizou em parceria com a FEUSP. Segundo o decano da ESPdN, esse facto abre novas perspectivas para a implementação de novos cursos previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional daquela unidade orgânica. Bernardo Camunda fez saber que para o presente ano académico a ESPdN tem matriculados mil 760 estudantes em seis cursos nomeadamente: Ensino da Matemática, Ensino de Física, Ensino de Química, Ensino da Biologia, Ensino da Geografia e Magistério Primário. A ESPdN que começou a funcionar no ano de 2011, já graduou 515, estudantes nos seis cursos que ministra, tendo traçado a sua política científica em 2012, a partir da qual criou as suas linhas de investigação científica que estão direccionadas para os processos curriculares, didáctica das especialidades, vinculação universidade – sociedade – instituições, direcção científica do processo de formação do profissional da educação, a interdisciplinaridade na escola, superação da formação académica e pós-graduação dos professores. O Centro de Investigação Científica da ESPdN tem estado a desenvolver as suas acções no sentido de promover a investigação científica e a prestação de serviços à comunidade, apoiar a formação de recursos humanos no âmbito da investigação científica e ad extensão universitária, apoiar a divulgação do conhecimento científico especialmente através da publicação em revistas de especialidade e de reconhecido mérito, contribuir para a solução dos problemas identificados a nível local e não só, apoiar a realização de encontros, colóquios e conferências. Desde a sua criaçõa a ESpN, já organizou seis eventos científicos. 

DAVID ANJOS

 

FEUSP e a "Experiência de Formação de Professores com Base no Contexto Africano"

 

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Prof. Doutora Neide Luzia de Rezende

Intervenção da Prof. Doutora, Neide Luzia de Resende, Coordenadora da Comissão Técnica da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo para o Intercâmbio com a Escola Superior Pedagógica do Namibe da Universidade Mandume ya Ndemufayo e Vice-presidente do Primeiro Encontro Internacional de Pedagogia organizado pelas duas Instituições.

Na sua breve intervenção a Prof. Doutora Neide Luzia de Resende destacou o I Encontro Internacional de Pedagogia, como uma ocasião para que as duas Instituições possam conhecer melhor as suas realidades e compreender o que ambas podem construir mutuamente em termos de conhecimento. “Este intercâmbio nos ajuda a transformar e potencializar o que fazemos em nossas instituições, uma vez que a história da África e a sua cultura, tanto a passada e a contemporânea, são hoje conteúdo primordial do nosso ensino básico”, disse a académica, que salientou ainda que a formação para o ensino básico tem sido essencialmente eurocêntrica e que, a introdução de conteúdos africanos e afro-brasileiros foi uma conquista recente dos movimentos sociais, introduzidos no Brasil por uma Lei Federal de 2002 e paulatinamente tem sido introduzida nas escolas. “Nesse sentido, a presença da FEUSP no I Encontro Internacional de Pedagogia representa para nós uma oportunidade para a aquisição de conhecimentos da realidade e cultura local” enfatizou a responsável da FEUSP, tendo destacado que, essa troca é fundamental para que o ensino de novos conteúdos centrados na cultura africana permitam colocar em prática os novos métodos de trabalho junto dos professores, e permitam a divulgação de uma cultura que também é brasileira, e que foi obscurecida e desconsiderada por muitos anos.

DAVID ANJOS

 

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