UMN

MINISTRA DO ENSINO SUPERIOR DESTACA PAPEL DAS UNIVERSIDADES NA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÓNIO HISTÓRICO DO ESPAÇO LUSÓFONO

 

DSC 0148

Falando na Cerimónia de abertura do XXVIII Encontro da AULP, a Prof. Doutora Maria do Rosário Bragança Sambo enquadrou a candidatura da Universidade Mandume ya Ndemufayo para albergar o nos esforços que país tem estado a desenvolver, com o objectivo de proporcionar às suas Instituições de Ensino Superior, a oportunidade de estarem ligadas às suas congéneres da lusofonia, criando um ambiente recíproco de vantagens nos domínios académico, científico e de extensão.

A mais alta responsável pelo Subsistema do Ensino Superior no País destacou que a preservação do património histórico é um assunto que tem merecido uma atenção especial no mundo inteiro, facto que não é excepção nos Países de Língua Portuguesa, "tendo nesse sentido, o Presidente da República de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço constituído uma comissão interministerial para a salvaguarda do património cultural nacional, mostrando a importância que dedicamos à essa questão" disse a responsável.

Para a Prof. Doutora Maria do rosário Bragança Sambo, a escolha do tema «PATRIMÓNIO HISTÓRICO DO ESPAÇO LUSÓFONO – Ciência, Arte e Cultura», é também uma demonstração de que, o Sistema de Ensino em Angola, particularmente o Subsistema de Ensino Superior, e os Sistemas de Educação e Ensino Superior de todos os países que compõem a Comunidade de Países de Língua Portuguesa, têm priorizado nas suas actividades académicas, científicas e de extensão, questões ligadas ao Desenvolvimento Sustentável, procurando promover a diversidade cultural, a preservação do patrimônio cultural e natural, a difusão da cultura científica e a consolidação da unidade entre os países membros da comunidade lusófona, por meio da ciência, da língua da cultura e da arte.

A Ministra do Ensino Superior Ciência, Tecnologia e Inovação deu ênfase a entrada de Angola para a Lista do Património Mundial da UNESCO, com a iclusão do Centro Histórico de Mbanza Congo, “é-nos pois de grande interesse continuar a desenvolver acções, com o intuito de identificarmos mais elementos, que nos proporcionem a oportunidade de paulatinamente aumentarmos a nossa representatividade, em termos de património nessa lista, e, para tal, contamos com os esforços dos académicos e investigadores nacionais, e com a colaboração dos nossos parceiros, dirigindo-me hoje particularmente aos da lusofonia aqui presentes”, disse.
O Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa decorreu no Lubango de 18 a 20 de Julho do corrente ano, organizado pela Universidade Mandume ya Ndemufayo.

DAVID ANJOS CAUNDA

 

Contactos

  • Telefone:  261 225 041

Newsletter

Início Úteis Notícias e Eventos MINISTRA DO ENSINO SUPERIOR DESTACA PAPEL DAS UNIVERSIDADES NA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÓNIO HISTÓRICO DO ESPAÇO LUSÓFONO