UMN

Reitor da UMN exorta Faculdade de Direito a estar a altura dos desafios que o país enfrenta

 

IMG 2850

Reitor da UMN - Prof. Doutor Orlando Manuel J.F. da Mata

Ao abrir as comemorações dos 34 anos de ensino do Direito no Lubango e os 10 da criação da Faculdade de Direito da UMN, o reitor da Universidade Mandume ya Ndemufayo, Prof. Doutor Orlando Manuel José Fernandes da Mata destacou que a Faculdade de Direito da UMN (FD-UMN) deve estar a altura das grandes transformações que se operam na sociedade, “numa era em que as mudanças politicas, económicas, sociais e tecnológicas se operam num ritmo galopante, toda e qualquer instituição vocacionada ao ensino de direito é obrigada a estar a altura de enfrentar essas mudanças, adaptar-se rapidamente a elas e assim puder prestar à sociedade um serviço que lhe permita distinguir-se pela qualidade e eficiência” disse o académico.

Consolidada a missão de formar bons juristas, o reitor da UMN apelou para que a direcção da FD-UMN se empenhe na formação multi facética dos seus estudantes, para o mais alto titular do Órgão Executivo de Gestão da UMN, a semelhança da maioria dos países do mundo, Angola também regista uma grande discrepância entre a quantidade de jovens que forma e a empregabilidade, não se afastando dessa realidade os diplomados em Direito, por isso, o apelou para que se passe a olhar o estudante de Direito não apenas como o objecto destinatário dos conhecimentos técnicos e científicos da sua área de formação, mas que se olhe para o mesmo como um projeto contínuo de preparação de um cidadão para actuar na comunidade.

Criada em 2009 a FD-UMN ministra cursos de graduação nas especialidade Jurídico – Político, Jurídico – Civil e Jurídico – Económico, e tem um mestrado em Ciências Jurídicas, menção Jurídico – Civil que no presente ano diplomou 7 mestres. Entre 2015 e 2019 a FD-UMN graduou 402 juristas.

David Anjos 

 

Contactos

  • Telefone:  261 225 041

Newsletter

Início Úteis Notícias e Eventos Reitor da UMN exorta Faculdade de Direito a estar a altura dos desafios que o país enfrenta